
Sua mente não para?
Mas afinal, o que é Mindfulness? É um conjunto de práticas que ajuda a desenvolver a capacidade de estar totalmente consciente dos pensamentos, das emoções e do corpo.
Que tal aplicar essas 3 simples técnicas de Mindfulness para ajudar a controlar o fluxo de pensamentos, domando o turbilhão mental e emocional?
Separamos 2 dicas simples e rápidas para iniciantes. Vamos lá!
1) Prática dos 3 minutos:
Adote uma posição confortável, sentado ou deitado e deixe o corpo se estabilizar. Aos poucos leve a atenção para para as suas sensações físicas e perceba os pensamentos e emoções que estão presentes naquele momento. Aos poucos, vá focando sua atenção para a respiração: movimentos do tórax, o ar entrando e saindo das narinas. Siga o fluxo natural. Não tente modificar nada, apenas observe e sinta. Caso a mente comece a ir para outro pensamento, perceba, e gentilmente traga de volta a atenção para a sua respiração. Antes de encerrar a sessão, traga novamente a atenção e a observação para as sensações em todo o corpo e ambiente, como sons e temperatura, por exemplo. Aos poucos, abra os olhos. Essa prática pode ser feita por 3 minutos e aos poucos, vá aumentando.
2) Body Scan:
Iniciamos essa prática da mesma forma que a anterior. Porém, escaneamento corporal, a âncora ou ponto de apoio de nossa atenção serão as sensações ao longo do corpo que vamos percorrer dos pés à cabeça, ou vice-versa. Novamente, caso a mente comece a devanear em outros pensamentos, traga-a de volta gentilmente. A ideia de “gentileza” aqui é muito importante, pois traduz a atitude com a qual devemos lidar com nossas distrações durante o exercício, ou seja, com aceitação e curiosidade, sem brigar com isso, pois é natural de nossa mente. Estamos treinando também a saída da posição de autocrítica.
Com essas simples técnicas, estamos ensinando a nossa mente a apreciar os pensamentos e sensações vividos naquele exato momento. Com o tempo, a concentração vai aumentando e conseguimos perceber e deixar passar o pensamentos negativos e de ansiedade, deixando espaço para os positivos virem.
Fonte: Viva Bem