Prepare-se para o Verão com a Drenagem Linfática

O verão está chegando, e nada como estar com uma pele linda para aproveitar a praia e a piscina! Um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite é a Drenagem Linfática.

A Massagem Linfática – também conhecida como Drenagem Linfática – é uma técnica de massagem altamente especializada e gentil usada para aumentar o fluxo de linfa e incentivar a drenagem natural dos tecidos do corpo. É uma técnica muito segura e eficaz que é útil para muitas situações em que o fluxo de linfa podem estar comprometidos, como linfedema, membros inchados causados por uma variedade de coisas diferentes, em diabéticos, lesões esportivas, pós-cirúrgica, etc. Por exemplo, muitos clientes necessitam de terapia linfática ou massagem linfática para tratar a acumulação de linfa e inchaço que ocorre após uma mastectomia, ou outros procedimentos cirúrgicos, especialmente os nódulos linfáticos onde podem ser removidos ou danificados.

O sistema linfático depende de contrações intrínsecas das células que revestem as paredes dos vasos linfáticos, bem como a contração e o movimento dos músculos esqueléticos, para impulsionar linfático através dos vasos e para os nodos linfáticos.

SportMassage

A Drenagem Linfática utiliza uma pequena pressão e movimentos rítmicos para estimular o fluxo de linfa. O tratamento também pode incluir exercícios específicos prescritos pelo seu terapeuta linfático, técnicas de respiração e roupas de compressão ou técnicas de auto-bandagem para promover ainda mais a drenagem linfática após a terapia e entre os tratamentos.

O que é?

Desenvolvida na Europa na década de 1930 pelo Dr. Emil Vodder e Estrid, a Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma abordagem segura, eficaz, mas suave para limpar os tecidos do corpo. A massagem drena o excesso de fluido a partir dos tecidos e também tem um efeito desintoxicante. É benéfico para indivíduos saudáveis, e pode ser usada para tratar eficazmente uma variedade de diferentes condições. Os efeitos terapêuticos da drenagem linfática manual é bem documentada e prescrito por médicos de toda a Europa, Canadá e Estados Unidos.

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate à gordura localizada – uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Benefícios

drenagem-limfatica barrigaOs benefícios da drenagem linfática são muitos:

– Remoção de resíduos metabólicos, excesso de água, bactérias, toxinas, grandes moléculas de proteína e de substâncias estranhas provenientes dos tecidos.
– Através dos seus delicados movimentos da mão rítmicos e precisos, a terapia linfática trabalha para aliviar a dor, reduzindo os sinais de dor enviados para o cérebro.
– Relaxamento do sistema nervoso simpático, contribuindo assim para aliviar o stress.
– Reforça e melhora o sistema imunitário.
– Auxilia na cura de ferimentos, trauma cirúrgico, condições crônicas e edema.
– Minimiza a formação de cicatriz.

Drenagem linfática na gestação

A drenagem linfática costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mamãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar pela urina. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo, o que causa intoxicação. Esta intoxicação é percebida pelo nosso organismo, e gera excessos de respostas nervosas, deixando-nos em estado de irritação, nervosos.

gestanteNa gravidez, a drenagem somente pode ser realizada por um profissional especializado em gestantes, pois a massagem requer alguns cuidados fundamentais e algumas adaptações para o benefício da mãe. A grávida precisa, inclusive, de uma prescrição médica para o início do tratamento.

A drenagem linfática deverá ser realizada por um profissional qualificado, fisioterapeuta, esteticista ou ainda um terapeuta apto para a massagem. Segundo estudos científicos da Universidade de Fortaleza, a drenagem linfática manual é incomparavelmente mais eficiente que a drenagem feita por aparelhos mecânicos.

A massagem deve ser leve e relaxante, mas tem contraindicações, identificadas por meio de uma avaliação profissional. É o especialista que dirá se você pode ou não se submeter ao tratamento. Não é necessária prescrição médica, exceto nos casos de drenagem para grávidas, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos.

Ligue agora e agende sua sessão de Drenagem Linfática no Shambala SPA: (48) 3233-0556