Os Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais encontrados nas sementes, casca, raízes, caules, flores, e outras partes de plantas. Eles podem ser poderosamente perfumados. Se você já apreciou o frescor de uma rosa, uma caminhada por um campo de lavanda, ou o cheiro de hortelã fresca, você experimentou as qualidades aromáticas de óleos essenciais. Além de dar às plantas seus cheiros distintos, óleos essenciais proporcionam proteção contra predadores e doenças e desempenham um papel na polinização das plantas.

Os óleos essenciais são fitoquímicos feitos de compostos aromáticos voláteis. Apesar de serem solúveis em gordura, eles não incluem lípidos gordos ou ácidos encontrados em óleos vegetais e animais. Os óleos essenciais são muito limpos, quase nítidos e são imediatamente absorvidos pela pele. Óleos essenciais puros são translúcidos e variam em cor de cristal claro para azul profundo.

Tente isso em casa: Aperte a casca de uma laranja madura. O resíduo perfumado em sua mão está cheio de óleos essenciais.

oleo-essencial-de-laranja

Além de seus benefícios intrínsecos às plantas e sendo maravilhosamente perfumados para as pessoas, os óleos essenciais têm sido utilizados ao longo da história em muitas culturas por seus benefícios medicinais e terapêuticos. Estudos científicos modernos e tendências em direção a abordagens mais holísticas para o bem-estar estão direcionando a um renascimento e nova descoberta de aplicações de óleos essenciais para a saúde.

 

Óleos essenciais ao longo da história

Os óleos essenciais têm sido utilizados ao longo da história para uma ampla variedade de aplicações de bem-estar. Os egípcios foram algumas das primeiras pessoas a usar óleos essenciais aromáticos extensivamente na prática médica, tratamentos de beleza, preparação de alimentos e cerimônia religiosa. Incenso, sândalo, mirra e canela foram consideradas mercadorias muito valiosas ao longo das rotas comerciais e às vezes eram trocadas por ouro.

Os gregos usavam óleos essenciais em suas práticas de massagem terapêutica e aromaterapia. Os romanos também usavam óleos aromáticos para promover a saúde e higiene pessoal. Influenciado pelos gregos e romanos, bem como o uso das ervas aromáticas pelos os chineses e indianos ayurvédicos, os persas começaram a refinar os métodos de destilação para extrair óleos essenciais de plantas aromáticas. Extratos de óleos essenciais foram utilizados ao longo dos tempos escuros na Europa pelas suas propriedades antibacterianas e fragrâncias perfumadas.

oleos-essenciaisNos tempos modernos, as poderosas propriedades curativas dos óleos essenciais foram redescobertas em 1937 por um químico francês, Rene-Maurice Gattefosse, que curou a mão gravemente queimada com óleo de lavanda pura. Um francês contemporâneo, Dr. Jean Valnet, usou óleos essenciais terapêuticos para tratar com sucesso os soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Dr. Valnet passou a se tornar um líder mundial no desenvolvimento de práticas de aromaterapia. O uso moderno de óleos essenciais tem continuado a crescer rapidamente à medida que cientistas de saúde e médicos continuam a pesquisar e validar os inúmeros benefícios à saúde e bem-estar dos óleos essenciais.

 

Usos de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são utilizados para uma ampla gama de aplicações de bem-estar emocional e físico. Pode ser usado um único óleo de cada vez ou em misturas complexas dependendo da experiência e do benefício desejado. Os óleos essenciais são normalmente administrados por um de três métodos: difundidos aromaticamente, aplicados topicamente, ou tomados internamente como suplementos dietéticos.

 

Usos aromáticos

O nosso sentido olfativo influencia muitos caminhos fisiológicos, incluindo a estimulação de hormônios e outros processos metabólicos. A Aromaterapia é fundada em resposta previsível do corpo aos estímulos olfativos específicos. Os óleos essenciais são amplamente utilizados em aplicações de aromaterapia. Alguns óleos essenciais, quando difundidos no ar, podem ser muito estimulantes, enquanto outros podem ser calmantes e relaxantes. Além dos benefícios emocionais, difundir óleos essenciais pode purificar o ar de odores indesejados e alguns organismos patogênicos. Difusores de baixo ou nenhum calor de óleo essencial são recomendados por não mudarem a estrutura química do óleo que está sendo difundido. Os óleos essenciais podem também ser utilizados como aditivos de limpeza e purificação e de limpeza de superfície em toda a casa.

Massagem-com-óleos-essenciaisUsos tópicos

Devido à sua composição molecular natural, os óleos essenciais são facilmente absorvidos pela pele e podem ser aplicado de forma segura por via tópica. Aplicação de óleos essenciais podem ter uma vantagem imediata, localizada na área de aplicação. Eles têm propriedades restauradoras e calmantes e podem ser utilizados de forma eficaz com massagem e terapia de beleza. Eles são também desinfectantes naturais. A estrutura química dos óleos essenciais também permite que sejam absorvidos pela corrente sanguínea através da pele, para benefício interno ao longo do corpo.

 

Usos Internos

Os óleos essenciais podem também ser utilizados como suplementos dietéticos suportando uma variedade de condições saudáveis. Alguns óleos essenciais têm propriedades antioxidantes poderosas, enquanto outros auxiliam na resposta inflamatória saudável em células. Muitos óleos essenciais são geralmente considerados seguros para uso dietético, mas alguns óleos não devem ser tomados internamente. Não utilize qualquer produto de óleo essencial internamente que não tenha a descrição de suplemento alimentar apropriado no seu rótulo.

óleo baciaUsar óleos essenciais pode ser tanto profundamente simples, como uma grande mudança de vida ao mesmo tempo. Trabalhar com alguém que tenha usado os óleos essenciais irá ajudar os usuários de primeira viagem a ter uma experiência mais benéfica e agradável. Uma grande quantidade de informação está disponível para aqueles que desejam aumentar seus conhecimentos sobre as aplicações do óleo essencial.

 

Certifique-se de usar apenas óleos essenciais100% puros, e siga todos os avisos e instruções do rótulo. Os óleos essenciais não devem ser usado nos olhos, dentro do canal auditivo, ou em feridas abertas. Consulte o seu médico antes de usar óleos essenciais se você estiver grávida ou sob os cuidados de um médico.