6 Cores e Tipos de Argilas e seus Benefícios

A argila é um dos três medicamentos mais antigos e poderosos da humanidade, juntamente com a água e as plantas. Ela contém sílica, alumínio, ferro, titânio, cálcio, sódio, potássio, manganês e por vezes até magnésio. As proporções destes compostos variam conforme a sua origem, mas todas têm elevada porcentagem de sílica e alumínio, o que explica as suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Em estética, os tratamentos da pele com argila são de extraordinária eficácia, sendo um excelente exemplo o efeito benéfico que têm na limpeza e clareamento de pele e como complemento nos tratamentos de redução de estrias. Depois de um tratamento de argila deve-se lavar a pele com água corrente sem quaisquer produtos cosméticos, sempre tonificar para fechar os poros e hidratar com um creme facial.


As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro-esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados. Cada tipo de argila possui uma propriedade benéfica:

Vermelha

A mais estimulante das argilas. Ativa a circulação periférica da pele. Anti-idade. Aumenta a elasticidade da pele em 173%. Efeito lifting.

Verde

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonic, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Dourada

A argila dourada é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas

Roxa



Rejuvenesce a pele, conferindo equilíbrio e nutrição. Acalma a pele

Branca



A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, therefore, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Preta

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

Ligue agora para o Shambala Spa e agende o Ritual Belezas de Gaia, com a aplicação da máscara de Argila Orgânica!